INTERCÂMBIOS NO YOUTUBE

Processed with VSCO with a6 preset

Alguns anos atrás em meados da minha adolescência, eu adorava acompanhar na internet brasileiros que estavam fazendo intercâmbio para algum lugar fora do Brasil. Sempre foi um sonho, até hoje é, conhecer um lugar novo por meio de um intercâmbio. E acompanhando diários de viagem foi uma forma de eu ter conhecimento do processo e matar um pouquinho dessa vontade. Por isso hoje eu fiz uma seleção de Diários de Intercâmbios que eu assisti a pelo menos uns cinco anos atrás.

I – DESTINO CANADÁ – Alice 

Processed with VSCO with a6 preset

A Alice é uma fofa que aos quinze anos foi para Montreal no Canadá cursar High School durante 6 meses. O intercâmbio dela começou em 2011, mas já no finalzinho de 2010 ela começou a postar os vídeos do diário. O legal e diferencial do diário da Alice, é que ela ela explica tudinho pra gente antes mesmo de estar no Canadá, como exemplo o vídeo Por que intercâmbio, por que Canadá?

Processed with VSCO with b1 preset

A característica mais marcante do Destino Canadá, foi todo esse cuidado que a intercambista teve de passar todas as informações possíveis. Tem vídeos de teste, de agência de intercâmbio, de visto e até falando sobre o contato com a Host Family – “Família Anfitriã”.

Processed with VSCO with b1 preset

Eu gostei tanto de acompanhar esse intercâmbio justamente pelo cuidado que a Alice tinha de criar conteúdo para quem não possuía informação sobre o assunto. Além disso, ela postava tanto conteúdo bom que a sensação que eu tinha era de estar fazendo o intercâmbio também 🙂 Ela incorporava host sister nos vídeos, os amigos e compartilhava todo tipo de experiência.

II – DIÁRIO DE INTERCÂMBIO CANADÁ – Lorenzo

Processed with VSCO with b1 preset

O Lorenzo também foi passar 6 meses no Canadá cursando High School, só que na cidade de Barrie, pertinho de Toronto. Foi na mesma época que o intercâmbio da Alice, inclusive em certos momentos um acaba aparecendo no intercâmbio do outro. Logo no primeiro vídeo ele já dá um geralzão da escolha de lugar, a cidade que vai morar e Host family.

Os primeiros vídeos do diário trazem todo o passo a passo para quem quer intercambiar por agência, como mostra no vídeo Diário de Intercâmbio Canadá – Ep 2

O legal do intercâmbio do Lorenzo é que ele proporciona uma leva de vídeos pré viagem e pós viagem. Ao longo de sua estadia faz vídeos da escola, com a host sister e de viagens durante esse período. Um ponto positivo de se ter uma visão masculina, é que temos para assistir até conteúdo sobre os esportes locais.

Lembro que na época eu adorava vê-lo no canal da Alice e vice versa.

III – TATY IN THE UK – Tatyanna

Processed with VSCO with b1 preset

Esse intercâmbio junto aos de cima são os meu favoritos *.* O diferente é que em vez de um canal no youtube com diário, a Taty criou um blog o Taty in the UK onde nos passava as informações. Em setembro de 2011 ela foi estudar High School na cidade de Chichester, sul da Inglaterra. O intercâmbio dela teve a duração de um ano letivo, 10 meses.

Processed with VSCO with a5 preset

O diferencial do diário da Taty, é que ao contrário dos diários citados, ela não tem o youtube como foco principal para compartilhar seu intercâmbio. Na verdade ela usa o canal mais como uma plataforma de boas memórias, viagens e momentos.

Processed with VSCO with b1 preset

Uma característica bem legal do blog, é que nele ela fazia posts tirando dúvidas para futuros intercambistas.

E umas memórias aleatórias.

Processed with VSCO with b1 preset

A Taty também fez um post indicando blogs de outros intercâmbios da época, infelizmente fui dar uma olhada e alguns já não existem, mas vale a pena conferir.

IV – DIÁRIO DE INTERCÂMBIO CHICHESTER, INGLATERRA – Angélica

Processed with VSCO with b1 preset

A Angélica não fez bem um diário de intercâmbio, mas ela intercambiou na mesma época que a Taty, e aparecia nos vídeos do Taty in the UK, por isso achei legal compartilhar. Ela fez um vídeo bem no finalzinho da viagem, linkado no título, falando sobre a experiência de 6 meses dela em Chichester cursando College.

Processed with VSCO with b1 preset

Na época ela já tinha o canal e postava vídeos de beleza e life style como esse. Mais recentemente ~mas não tão recente assim~ ela fez outro vídeo falando sobre a época.

V – INTERCÂMBIO DA RÚBIA – Rúbia

Processed with VSCO with b1 preset

Acho que foi um dos primeiros diários que eu assisti dos Estados Unidos. A Rúbia começou o seu intercâmbio em meados de 2012, e foi ficar 10 meses na cidade de Pandora, Ohio estudando no High School.

Já no primeiro vídeo do diário ela falou sobre a escolha de lugar, porque quis fazer intercâmbio e contou um pouco sobre a agência. Tem até um vídeo sobre o application dela, uma documentação bem importante pra quem vai fazer intercâmbio.

O legal desse diário é que a Rúbia gravou direitinho o passa a passo, demonstrando o que ela tava sentindo no momento. Inclusive durante os primeiro vídeos da para acompanhar o tempo que levou pra ela ser designada para uma cidade e conhecer a host family.

Processed with VSCO with b1 preset

Uma característica marcante do Intercâmbio da Rúbia para mim, era a trilha sonora que ela colocava nos vídeos e as músicas que ela sempre escutava nas rádios no carro. Eu adorava muito esses detalhes. No episódio 21 do diário ela fala do famigerado PROM, o baile de formatura norte americano, e nos episódios anteriores ela mostras detalhes como a escolha do vestido, é bem legal 🙂

VI – INTERCÂMBIO DA YASMIN – Yasmin

Processed with VSCO with b1 preset

A Yasmin foi fazer 10 meses de High School em setembro de 2012, na cidade de Williamston, Michigan nos Estados Unidos. Os vídeos do diário começam ainda aqui no Brasil e dão informações sobre todo o processo para poder fazer o intercâmbio.

Esse diário é interessante de se ver porque a intercambista passou por alguns problemas. Antes mesmo da viagem. Ela também optou por morar com família, algo que teve lá seus problemas, se eu não me engano a Yasmin morou com 3 host families. 

Processed with VSCO with b1 preset

Ao longo dos vídeos dela algo que ficou bem marcante foi o bordão whats up galera. Ahh, ela conseguiu realizar o sonho de muitas brasileiras que adoram filmes de colegial americano, ser cheerleader – líder de torcida. Tem vídeos bem legais no diário como o de gírias americanas. É, o diário da Yasmin tem bastante experiencias. Não posso esquecer de outras coisas marcantes como a vigem pro Hawaii e a expulsão do intercâmbio. Sim, teve expulsão. vale apena conferir.

Acompanhar esses intercâmbios foi uma das melhores coisas que eu fiz na minha adolescência caseira, porque através deles eu tava vivendo um pouquinho do meu sonho. Se você for ver, os vídeos não tinham a melhor resolução, a melhor qualidade, mas isso faz eles serem ainda mais especiais pra mim, dá uma nostalgia boa.

xoxo, Thu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s