COISAS QUE NÃO GOSTO EM UM LIVRO

Processed with VSCO with hb1 preset

O universo da literatura é um presente para nós leitores assíduos, mas como nada é perfeito esse post veio para compartilhar algumas das coisas que me incomodam nos livros, com foco no trabalho do autor junto ao do editor.

Narração cansativa sabe quando o autor começa o livro e descreve um dia após o outro?, de manhã até a noite, uma folha após a outra. Isso torna para mim a leitura cansativa de mais, porque parece que o tempo não passa nunca e que ao mesmo tempo acontecem milhares de coisas num curto período que você percebe claramente que não tem coerência nos eventos narrados na história.

Quando o autor não sabe explorar a imaginação do leitor – uma das coisas que mais me incomoda é quando o autor descreve todas as reações do personagem como se nós o leitores não pudéssemos imaginar do nosso próprio jeitinho. Narração boa pra mim é quando o autor descreve um franzir da testa, punhos se apertando sem precisar declarar que o personagem está furioso e que a caneta na mão se quebrou por causa da raiva.

Diálogos confusos, erros de pontuação e sinalização –  uma das coisas que volta e meia eu me deparo, é com aqueles diálogos marcados por travessão —, ou destacados por aspas ” “,  em que tem vários travessões numa só linha, ou aspas que começam mas não terminam e aí você não sabe se o personagem continuou com a fala, ou se o outro respondeu, e aí fica tudo muito confuso.

Problemas no espaçamento – outro problemão, que é bem recorrente em edições econômicas, é quando o tamanho das fontes são pequenos e o espaçamento das linhas é apertado, parece que você não vai acabar nunca de ler a página fora que a vista fica super incômoda.

Pequenos detalhes – sabe aquelas pequenas coisas como a cor do cabelo, ou a roupa do personagem?, muitos autores acabam se descuidando em sequências de cenas em que hora a personagem tá de saia, e pouco depois é descrita usando jeans. Esses pequenos detalhes me passam a ideia de que o autor foi descuidado e quem revisou também foi desatencioso, porque isso pode ser um erro pequeno, mas é tomando pequenos cuidados que se faz um bom livro.

Espero que se identifiquem com algumas das coisas citadas acima. Beijo!

Anúncios

2 comentários sobre “COISAS QUE NÃO GOSTO EM UM LIVRO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s